Chá de camomila atenua cólicas dos recém-nascidos
As cólicas dos recém-nascidos podem ser atenuadas através da ingestão de chá de camomila, uma vez que este tem uma acção directa nos espasmos intestinais.
Com o intuito de comprovar os benefícios deste chá, a American Academy of Pediatrics emitiu um relatório no qual dá conta da avaliação de um estudo que aferiu a eficácia desta infusão na diminuição das cólicas do bebé.

O ensaio clínico envolveu 68 bebés saudáveis mas com cólicas, com idades entre as duas e as oito semanas.
Um grupo recebeu chá de ervas (dado ao bebé, quente ou frio), feito basicamente com camomila alemã, e o outro grupo tomou apenas um chá-placebo. Os investigadores relataram que, não ultrapassando as três administrações diárias, cada bebé tomou até 150 mililitros (um pouco mais de meia chávena) de chá ou placebo quando apresentavam cólicas.

Uma semana depois do início da experiência, 57% dos pais relataram que o chá tinha eliminado as cólicas dos seus bebés, enquanto o placebo foi eficaz em apenas 26% dos casos. Não foram relatados efeitos secundários nos grupos de bebés em análise.
Os especialistas referem serem raras as reacções alérgicas à camomila, mas alertam para o facto de os pais deverem fazer um pequeno teste, esfregando um pedaço da erva na pele do bebé.

Caso não ocorra vermelhidão, o seu uso deve ser seguro.



Voltar